10 Mitos sobre Franquias
11-06-2012 21:07
Pouco a pouco, alguns dos principais
mitos sobre o sistema de franquias estão sendo derrubados.
Saber quais são esses mitos e conhecer a realidade do mercado é imprescindível
para optar com segurança por uma franquia como investimento, já
que muitas ideias preconcebidas sobre o setor não refletem a realidade do
mercado. Ter conhecimento pleno do que é realidade e o que é fantasia é a melhor
maneira de se evitar as armadilhas na aquisição de uma franquia. Grande
parte desses mitos se refere às inúmeras vantagens do sistema,
mas administrar uma franquia exige, por exemplo, disponibilidade de tempo e
dinheiro, além de compromisso com a empresa franqueadora. As franquias são, sem
sombra de dúvida, uma ótima oporunidade de negócio e o mercado deve
dobrar até 2014, mas é importante não se deixar enganar pelos 10 mitos mais
conhecidos sobre o franchising.
A consultora Ana Paula Bravim de
Araújo revela quais são eles, patra que futuros
emprendedores não cometam os erros mais comuns dos novos
franqueados.
Os 10 principais mitos sobre franquias
Mito 1 – Qualquer pessoa pode ter uma franquia
Ser um franqueado não é como ser um
empregado e nem é como ser o proprietário de um negócio, mas uma mistura das
duas coisas. Por isso, não é todo mundo que se adapta ao sistema. O franqueado
gerencia uma loja franqueada, mas segue os padrões do franqueador que os criou.
Você conta com o suporte do franqueador e paga uma percentagem do seu
faturamento. É a chamada relação ganha-ganha, mas é preciso trabalhar duro e
saber se adaptar bem a regras e padrões pré-estabelecidos.
Mito 2 – Franquia é um negócio de baixo risco
Mito 3 – Basta uma marca forte para garantir o sucesso da franquia
Mito 4 – Posso avaliar o contrato sozinho. Não preciso de um advogado
Os contratos podem ser tendenciosos e
beneficiar mais o franqueador que o
franqueado. Geralmente, o futuro franqueado não tem muito a
fazer contra os “exageros” do contrato após tê-lo assinado. Por isso, antes de
assinar o documento ou fazer qualquer espécie de pagamento, todo candidato a
franqueado deve pedir no mínimo uma opinião a um profissional, de preferência um
advogado ou consultor especializado no assunto. Um advogado pode esclarecer as
questões mais importantes do contrato, mas não poderá alterá-lo, já que em
franquia os contratos são de adesão (você concorda com o que está escrito, ou
não será um franqueado da rede). Geralmente não há negociações, pois esse mesmo
contrato é aplicado em toda a rede.
Mito 5 – Conheço bem todas as taxas cobradas pelo franqueador
A Circular de Oferta de Franquia e o
contrato de Franquia devem conter, ambos, todas as taxas que deverão ser pagas,
assim como a sua base e forma de cálculo, permitindo ao franqueado fazer
simulações. Esses dois documentos têm que ser cuidadosamente avaliados,
preferencialmente com a ajuda de um advogado. Preste especial atenção ao volume
de cobranças originadas por taxas adicionais e/ou multas. É uma boa idéia
solicitar ao seu consultor financeiro que inclua o custo dessas taxas no fluxo
de caixa de sua unidade franqueada, para verificar o seu peso na lucratividade
do negócio.
Mito 6 – Gerenciar uma franquia dá pouco trabalho
Um dos mitos mais comuns sobre
franquias é que a pessoa trabalha menos do que trabalhava antes de se tornar um
franqueado, como empregado ou dono de outro negócio. Principalmente no início da
franquia, será preciso trabalhar muito, e muitas vezes colocar literalmente as
mãos na massa. A estrutura operacional de uma franquia geralmente é enxuta, mas
o franqueado exerce papéis importantes que tomam muito tempo e exigem bastante
dedicação. Antes da decisão final sobre adquirir ou não uma franquia, é preciso
obter a aprovação e o compromisso de sua família com o empreendimento. Isso
porque a carga de trabalho será bem grande e provavelmente o tirará de casa por
mais tempo, e às vezes, uma mudança temporária nos padrões de vida também é
necessária.
Mito 7 – A Consultoria de Campo é só uma forma de o franqueador controlar as atividades do franqueado
Confiança e transparência são
fundamentais para um bom relacionamento entre franqueador e franqueado. As
regras e procedimentos foram criados exatamente para garantir a eficiência do
negócio. Portanto, é importante entender que a obediência às normas não é um
assunto que possa ser discutido ou negociado. A equipe de supervisão da empresa
franqueadora existe para identificar possíveis desvios na padronização e
orientar sua correção. Por isso, os franqueados devem ter humildade para ouvir
as orientações do franqueador, quer seja através da figura do próprio presidente
da franqueadora, quer seja através dos seus representantes de campo.
Mito 8 – Os investimentos em franquias têm retorno rápido e garantido
A primeira pergunta de um candidato a
franqueado deve ser qual o prazo de retorno do investimento. Esse prazo deve ser
avaliado no estudo de viabilidade da franquia, e deve constar de qualquer
documento jurídico, já que não está previsto na lei. Juridicamente, desde a
apresentação da Circular de Oferta de Franquia, fica claro que o franqueador não
garante a rentabilidade, faturamento ou lucratividade para o franqueado, devendo
tal expectativa ser muito bem analisada no Estudo de Viabilidade
Econômico-Financeira apresentada pelo franqueador. O retorno do investimento não
pode ser estimado sem parâmetros.
Mito 9 – Não é necessário manter contato com outros pontos da rede
É muito importante conversar com
outros franqueados da mesma rede, uma vez que essas pessoas estão na posição que
o candidato irá se encontrar em curto prazo. Conversar com ex-franqueados da
rede também é interessante, já que aqueles que saíram nos últimos doze meses
devem ser relacionados na Circular de Oferta de Franquia. Entrevistar os
franqueados da rede é praticamente uma obrigatoriedade para os interessados em
adquirir uma franquia. O interessado deverá preparar um questionário e
entrevistar alguns franqueados para identificar os pontos fortes e os fracos da
empresa franqueadora antes de tomar sua decisão de investir na empresa.
Mito 10 – Um manual de operações é suficiente para orientar o franqueado
É fundamental que a franquia
disponibilize manuais ao franqueado, pois ainda hoje muitas delas não fazem
isso. Esses manuais devem cobrir tudo o que o franqueado tem que saber para
operar o negócio. Mas, além disso, também são fundamentais duas coisas:
1 – Um Programa de Treinamento que
garanta a transmissão do conteúdo de forma prática;
2 – Uma Consultoria de Campo que dê o
apoio necessário ao franqueado no dia-a-dia, solucionando dúvidas e corrigindo
erros.
Fonte:
Empreendedoronline
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